Sunday, April 16, 2006

A cor dos táxis como afirmação da portucalidade


Um dos principais problemas de Portugal é a falta de políticas consequentes e consistentes. No fundo, continua-se numa espécie de guerra civil em que o sucesso do país e dos portugueses pouca importa. O que importa é alcançar o poder, a qualquer custo, e destruir todas as políticas dos governos anteriores.
Mas a “guerra civil” não é só entre as forças políticas adversárias, ela existe dentro de cada facção política per si. Por isso não é estranho vermos o mesmo partido político ou coligação no governo a destruir o trabalho dos seus anteriores colegas de governação.
Justificação para tal? Bom, não sei, talvez, mesquinhez, autoritarismo, inveja e vingança, tudo epítetos da portucalidade.
Mas muitas das vezes, nem disso se trata, é falta de memória apenas, de história, bem como a impunidade por esta falta neuronal que por vezes nos custa milhões de euros e anos de atraso.


Os nossos táxis eram pretos com o tejadilho verde. Aqui há uns anos alguém veio dizer que aquela cor não era própria para países mediterrânicos, e como nunca queremos ser inferiores a ninguém, toca de pintar os táxis de amarelo. Quando já era raro vermos um preto e verde e dizíamos: “Olha um dos antigos! Deve ser para entrar num filme de época…” começaram a aparecer, cada vez mais, táxis pretos e verdes, sinal que a espécie não estava extinta. E cada vez se vêem mais na lusa capital e por todo o país.
Parece que agora é possível escolher os dois tipos de cor para ao táxis: amarelo ou preto e verde.
Ainda Bem! Temos de manter as nossas tradições a todo o custo! É construir e destruir a seguir para voltar a construir. Alguma virtude há-de ter este nosso processo "original", pois cá estamos há 800 anos. Eu penso que é uma herança de Penélope, mulher de Ulisses. Como dizem que este herói e marinheiro grego passou por cá...


Viva a Portucalidade!

2 comments:

Anonymous said...

Não mora mesmo aqui ninguém....!!!

Anonymous said...

Se escafédéu, como diz os brasileiros.