Friday, July 10, 2009

A REESTRUTURAÇÃO DA GNR E OS APITOS






No início de Janeiro de 2009, mercê da extinção da Brigada Fiscal, fui colocado num posto territorial sem ter tido qualquer formação ou instrução para desempenhar esta nova exigente tarefa. Pareceu-me coisa estranha quando todo o país está envolvido numa revolução formativa (tipo varinha mágica) que as “Novas Oportunidades” são o exemplo paradigmático.


Cada situação que surgia era uma novidade, havia, há, procedimentos adequados a tomar, há expediente a elaborar para enviar, por exemplo, a tribunal, e, fundamentalmente, é necessário dar uma resposta pronta aos cidadãos e com o mínimo de profissionalismo. Não era pois fácil.

Andávamos para ali atarantados há três ou quatro meses, a aprender por tentativa e erro – o que é lamentável numa polícia do século XXI – e “injuriando” os brilhantes comandantes que não nos tinham dado qualquer tipo de instrução durante todos aqueles meses.
Certamente a “coisa” soube-se e, o excelentíssimo capitão comandante do Destacamento Territorial X, reuniu todos os guardas vindos da extinta Brigada Fiscal para terem uma manhã de instrução na sede do destacamento, E, sublinhe-se, "dada por ele próprio".

Lá fomos, motivados, finalmente iríamos ter umas “luzes” sobre o serviço que andávamos há cerca de quatro meses a desempenhar às "apalpadelas". Estaríamos para aí no fim de Abril e a instrução iria ser semanal. Uma manhã todas as semanas.
Feitas as apresentações, e depois de uma “queixa” nossa sobre nos sentirmos stressados e sem confiança para desempenharmos um serviço que desconhecíamos por completo. O sr. capitão logo nos confortou dizendo para não nos preocuparmos com essa insegurança, pois os civis o que viam era um militar fardado, como os outros, não sabendo eles que esse militar não percebia nada do serviço que estava a desempenhar. Devíamos pois mostrar segurança e autoridade que tudo correria bem. O que quer dizer, mesmo que fizessemos "porcaria" não haveri agrande mal nisso. o Essencial era manter sempre a compustura militar.

Depois começou a instrução propriamente dita. O sr. capitão começou por nos informar como nos devíamos apresentar a ele quando rondasse os postos. “ Eu sei que vocês lá na fiscal não estavam muito habituados às apresentações, e tenho notado que alguns se não me apresentam da maneira regulamentar. É muito simples. Cobrem a cabeça com o barrete, se o não tiverem, colocam-se em sentido, fazem continência e pedem licença para se apresentar, depois do meu assentimento, dizem o vosso nome e o serviço que no momento estão a desempenhar. É simples!”

E a instrução continuou:
“ Eu sei que vocês, lá na Fiscal, não usavam botas de cavalaria. Eu penso que esteticamente um guarda fica melhor de botas de cavalaria, mas vocês é que sabem… quem não quiser não compra. Podem usar as outras botas, têm é que andar sempre com elásticos nas calças. Isso eu exijo.

E continuou a instrução:

“Há um aspecto que vocês tem que ter muita atenção quando estão de atendimento ao Público: os apitos!” Eu sei que lá na Brigada Fiscal vocês não tinham apitos, mas aqui tem de apitar. Para mim são dois apitos, para o comandante da unidade são três apitadelas…”

E lá continuou o sr. capitão a ensinar-nos o numero de apitadelas que deveríamos dar consoante a patente ou cargo do visitante ao posto.

E com esta matéria dos apitos, realmente muito útil para o serviço policial a desempenhar nos postos territoriais, terminou a instrução dessa manhã.

Estávamos em finais de Abril e, até à data, 9 Julho, não houve qualquer outra instrução.

E ESTA, HEM!?

25 comments:

Anonymous said...

NO SÉCULO XXI ainda há "espírito " de Quadrilheiros (Século IV). A verdade é que não basta parecer...
Abraço

Paulo

Divina said...

Olá caro Sr soldado de infantaria.
Li o seu artigo e pareceu-me bastante interessante. Tal como fiquei muito interessada nesse lindo par de botas da cavalaria da gnr que tem no blog. Pergunto, como poderei arranjar umas ?
Teria voce essa gentileza ?
Quanto me poderiam custar?
Parabéns pelo blog e pela forma como escreve.


saudações,

Natália P.
obrigada

Anonymous said...

Se não é militar da Guarda, só com uma "cunha" ou então fale com um dos sapateiros que em vez de andarem na patrulha fazem as ditas cujas. Para nós levam meses e anos, mas por fora é sempre mais rapidinho.

Paulo said...

Guarda de Infantaria...

Divina said...

Caro Sr, muito obrigado pela resposta :) ...embora pouco util, agradeço na mesma. Embora ja estejamos na primavera, gostava muito de ter as botas ...como poderei falar com um desses sapateiros que o Sr diz que fazem as botas ? Há alguma loja ou endereço ? E ja agora sabe dizer-me mais ou menos quanto custa um par dessas botas para uma senhora ?
Obrigada na mesma e sucesso para o seu blog.
Natália Pereira

Anonymous said...

Lamento, mas não lhe posso ser muito útil porque não sou de cavalaria e nunca calcei as ditas cujas. Ouço os entendidos dizerem que já se compram por fora da Guarda em algumas casas de fardemento e que são mais baratas que as feitas na GNR.
Experimente telefonar para o serviço de intendência da GNR, na Graça, ou então numa dessas casas que vendem todo o tipo de fardamento, desde "kispos" da GnR, a bonés da PSP, passando por botas de borrracha para pescadores de cana.

Mas o melhor, o melhor de tudo, será contactar com uma oficial de cavalaria.

Anonymous said...

LICENCIADOS

Galileu dava aulas particulares sobre arquitectura militar, fortificação, levantamentos topográficos, mecânicos e assuntos relacionados, que não estavam incluídos no programa universitário.

Galileu morreu lúcido , em "Arcetri", a 9 de Janeiro de 1642.
Galileu afrontou a Igreja tal como os licenciados (Sargentos e Guardas) da GNR "afrontaram" a hierarquia, Um e outros viveram os estratagemas que usaram contra si. Galileu lutou pela liberdade da investigação cientifica sem a intervenção da Igreja. Os licenciados da Guarda lutaram durante 17 anos , com rectidão de intenções, pelos seus direitos consagrados na lei. É de lamentar o facto de ter que ser o Supremo Tribunal Administrativo (STA) a dar-lhes razão numa matéria que qualquer leigo em direito sabia resolver.
E agora? Bem...agora começa a "caça aos licenciados".

Segundo o Estatuto da GNR, há os licenciados de Belonha e os mestres antes de Belonha.
Boa sorte aos Mestres e aos Licenciados.

Paulo

29 Março, 2010 02:02

Anonymous said...

«A SER VERDADE!? Porra! Metam já o sr. Paulo num Posto Territorial, a folgar 24 horas no fim de 7 dias (e noites) de trabalho que logo se lhe acabariam as dúvidas.

Soldado de Infantaria»

Eu não preciso de "lições" Senhor Soldado (guarda) de infantaria.
Ainda assim, respeito a sua opinião.

Abraço

Paulo

Luz said...

Tanta conversa e ninguém é capaz de me dizer onde arranjar as botas, ou quem mas poderá arranjar, pagando o seu justo valor obviamente.
Resto de feliz Páscoa senhores e boa semana de trabalho.

Anonymous said...

Camarada Soldado de Infantaria,primeiro quero dizer que gostei imenso de encontar este teu Bloog,quero dizer que também fui soldado de Infantaria da nossa querida GUARDA FISCAL,da qual tenho e sempre terei imenças saudades.Quanto à instrução que nos deram quando assacinaram a GF.eu tive um mês de instrução sempre sob ameaças de um tal senhor oficial da GNR,que quem não tivesse aproveitamento no fim do curso de instrução de 30dias,seria expulso da GNR,mas lá terminamos o curso de instrução e ninguem chumbou,mas o melhor veio a seguir,quando fomos colocados em determinados postos territoriais,eu tive o Azar de ter sido colocado no Posto para o qual eu tinha pedido,pois na GUARDA FISCAL nunca ninguem me obrigou a trabalhar para qualquer Srº.Oficial e na GNR,assim que chegamos ao Posto,alguem nos leu a cartilha,que a partir dali haveria patrulhas que seriam feitas à civil a trabalhar na quinta do srº. Capitão,comandante do Destacamento e,quem não respeitasse essa ordem que sofreria as consequencias,e eu sofri as consequências durante os 6anos que prestei serviço na GNR,pois sempre me conciderei como adido,repara que até nos deram um Número de Matrícula diferente,a GNR só lhe interessou o grande Património da lixada que foi a BRIOSA GUARDA FISCAL.Um Abraço de mais um soldado de Infantaria (Revoltado com esta GNR que todos os benefícios nos tem retirado) ( até breve)

Anonymous said...

Olá Natália,hoje em dia para comprar um par de Botas Altas,basta contactar alguns desses caças à multa ( BT da GNR )e dar-lhe uma boa gorjeta,talvez 50% do valor das ditas cujas,e rápidamente a Natália será proprietária de um bom par de BOTAS ALTAS.

Divina said...

Olá Sr. Anonimo.
Agradeço muito a mensagem e a sua resposta :)..mas lamento realmente o conteudo da mensagem...penso que o que me diz é muito pouco digno dos agentes da autoridade, que se vendem ao desbarato, a qualquer preço. O que me parece muitoo pouco digno.. Mas não me preocupo muito...pois confio que no meio de tanta gente que se vende...um dia haverá um Sr agente que seja realmente cavalheiro, elegante e me ofereça as ditas cujas. Saudações paritárias,
e boas férias para todos os agentes que patrulham e cuidam a nossa linda terra.

Natália

Anonymous said...

Olá Natália,Queres um par de botas com ou sem esporas? Com ou sem tacão? EhEhEhEheh,pensas que os guitas são parvos.

Divina said...

Ola
Obrigado pela mensagem. As botas prefiro-as co esporas e tacão , sim :) Numero 40 para não me magoarem.
Não sei quem são os guitas, nem sei o que isso significa, mas deve referir-se a alguem, e não estou aqui para chamar parvo a alguem ! Se as botas tiverem algum custo, págo !
Vim a este blog da militares da GNR na esperança de arranjar as botas.
Simplesmente isso.
Felicidades a todos e bom verão e boas férias.

Divina said...

Claro que há 'quadrilheiros' e outras coisas mais .. há postos da GNR com 'Bar' que parecem autenticas tabernas para não dizer outras coisas ..penso que deveria aocntecer na GNR precisamente o que aconteceu em Espanha...que a força fosse toda 'renovada' e profissionalizada. Pois a GNR faz muita falta a este país, e deveria ter mais recursos automoveis e materiais e melhores esquadras que dignifiquem de forma gloriosa a nossa GNR.

E as botas que estão nessa foto...como eu adorava ter essas botas ! Posso saber quem é o dono dessas botas ?

cumprimentos a todos os senhores .

Anonymous said...

Olá
Pode sempre encomendar umas iguais numa loja para equitação. Veja por exemplo o site da trofal. Mas aviso as botas de equitação são feitas para andar a cavalo podendo ser desconfortaveis para outras actividades. Pode também procurar em algumas sapatarias pequenas. Por vezes os militares também compram as suas botas a sapateiros fora da GNR. Com o ordenado deles o custo da farda é significativo.

Divina said...

Ola senhor.
Agradeço muito a mensagem, mas desisto da procura das botas.
Obrigada a todos, inclusivé aqueles que foram menos simpaticos ..
obrigada.

Natália

Anonymous said...

Everyone loves what you guys are usually up too. Such clever
work and coverage! Keep up the good works guys I've added you guys to blogroll.

Feel free to visit my site http://micahmoney.com/

Anonymous said...

I'm gone to tell my little brother, that he should also pay a visit this website on regular basis to obtain updated from most recent news.

Feel free to visit my blog post; golf gps uk

Anonymous said...

I do consider all of the ideas you've introduced for your post. They're
very convincing and can certainly work. Nonetheless, the posts are too quick for
novices. May you please extend them a bit from next time? Thank you for
the post.

my web site; http://hyperguide.org/

Anonymous said...

Wonderful goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you're just too wonderful. I really like what you've
acquired here, certainly like what you're stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it smart. I cant wait to read far more from you. This is really a tremendous web site.

Feel free to visit my website ... golf carts for sale in michigan

Anonymous said...

WOW just what I was searching for. Came here by searching for
golf bag stand

My weblog - golf cart batteries trojan 12 volt

Anonymous said...

Great blog here! Also your site loads up very fast! What web host are you using?
Can I get your affiliate link to your host?

I wish my website loaded up as fast as yours lol

Here is my blog ... wholesale golf accessories china

Anonymous said...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ vente cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis vente
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis ricetta medica
http://preciocialisgenericoespana.net/ comprar cialis

Anonymous said...

bom dia, quando vamos poder voltar a carregar aqui no blog sobre aquelas ovelhas negras que existem na instituição?